15 de mai. de 2010



ATIV3.1_AMELIA

Atividade 3.1 – Assistir aos vídeos:

 Enquanto a Tristeza não vem

Disciplinas: Artes, Ética, História, Pluralidade Cultural
» Nível de Ensino: Ensino Fundamental II, Ensino Médio



VÍDEO   

Ilha das Flores

» Disciplinas: Geografia, História, Língua Portuguesa, Meio ambiente, Sociologia
» Nível de Ensino: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio!

 O Xadrez das Cores  

» Disciplinas: Discriminação e preconceito racial, História, Língua Portuguesa, Pluralidade Cultural, Psicologia
» Nível de Ensino: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio,


OPINIÃO SOBRE OS VÍDEOS ASSISTIDOS:
FIZ O CADASTRO DA NOSSA ESCOLA No Porta Curtas,FIZ TAMBÉM A MINHA INSCRIÇÃO COMO PROFESSORA PARA PODER CONTRIBUIR COM MEUS PARECERES PEDAGÓGICOS.TIVE A FELICIDADE DE ENCONTRAR UM SITE DE CURTAS ,ASSISTI ALGUNS. FIQUEI MARAVILHADA COM A BELEZA, E PORQUE NÃO DIZER RIQUEZA DE INFORMAÇÕES CONTIDAS NOS FILMES E A FACILIDADE DE SE TRABALHAR CONTEXTUALIZADO EM SALA DE AULA 
Atividade 3.4



Atividade 3.4: Compartilhando descobertas 

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE:

1..A PROFA VALDIANA E EU, NOS REUNIMOS PARA VISITAR ALGUNS SITES INTERESSANTES,E NÃO PODERIA TER SIDO MAIS PROVEITOSO PARA O NOSSO CONHECIMENTO .
2.Ao fazer isso com os produtos da TV Escola,fomos classificando esses objetos usando o padrão do Portal do Professor. Isso nos ajudou muito ,e facilitou o nosso trabalho pois,quando quisemos procurar os mesmos objetos em outro momento ele estava ao nosso alcance. A finalidade de fazer isso em conjunto é para que idéias novas possam surgir.E esta forma de trabalhar em grupos de educadores que tenham interesses diversos e atuem em diferentes disciplinas e séries distintas, afloram muitas e diferentes visões. A diversidade, neste caso, pode trazer aumento de qualidade e de profundidade para as análises que fizermos.
3- Colocaremos aqui alguns sites por nós visitados,e na medida do possível nós os estamos inserindo em nosso trabalho em sala de aula:

.
Cineduc: http://www.cineduc.org.br/
Programa Cine-educação: http://www.cineedu.com.br/
Kinema: http://www.valeapena.org.br/kinema/
• Bússola Escolar
• Clube do Professor
Info Pedagógica
• Laboratório Virtual - Física / Química
• Laboratório Virtual de Matemática
Objetos de Aprendizagem - RIVED
• Portal do Professor - MEC
• Revista do Professor
• Site de Dicas - Projetos Educacionais
Smilinguido - Jogos
• Tradutor On-line

Atividade 3.6
3.6: Planejando uma atividade usando mídias digitais.


Área do conhecimento:História
Tema: A ESCRAVIDÃO NO BRASIL

Objetivos:
- conhecer um pouco da vida dos negros no Brasil-colonial;
- Conscientizar os alunos da importância da vinda dos escravos para o Brasil;
- Aprender como fazer uma pesquisa utilizando alguns recursos tecnológicos.
-Saber conhecer e respeitar a cultura afro-descendente;


Etapa:
- pesquisar na Internet sobre os negros no Brasil;
- assuntos:tráfico de pessoas;modo de vida, danças, músicas e comidas.
- elaborar uma apresentação resumida, em editor de textos, ou de apresentação e cartazes.

Recursos:
- Internet
- editor de textos com hiperlinks
- editor de apresentação
- cartazes


Competências:
- reconhecer  o valor do afro-descendente;
- identificar as tradições herdadas dos negros;
- reconhecer a comida típica da herança afro;

Avaliação:
- Será avaliado a apresentação de cada dupla.
-O aluno será avaliado durante todo o processo.


Pesquisando sobre o trabalho por projeto

ATIV7_AMÉLIA/ÉNIVANY






Trabalhos com projetos propiciam a melhoria da qualidade pedagógica e administrativa, trazendo benefícios para a escola como um todo. É uma opção metodológica que trabalha de forma interdisciplinar, contextualizada, integrando as diferentes tecnologias a favor da aprendizagem, favorecendo para a atuação do educando na construção do seu próprio conhecimento, valorizando suas experiências, seus conhecimentos prévios e a interação professor-aluno, aluno-aluno. Exigindo o comprometimento, o envolvimento e a participação de todos.


A pesquisa de trabalho por projeto, foi feita através de entrevistas e observações.


Pesquisa feita por Entrevistas: professora de Língua Portuguesa e História


Tema: As Revoluções no Brasil Império


Conteúdo curricular: Revolução Praieira, Guerra de Canudo, Guerra do Contestado, Revolta da Chibata, ...


Número de alunos: 36


Número de professores: 1


Tecnologias utilizadas: Livro didático e Internet.


Duração: 8 aulas


Atitude dos alunos: Se interagiram, gostaram e farão apresentações sobre o tema em sala de aula, utilizando a criatividade: fantoches, teatro, cartazes, etc.






Tema: Aniversário de Piracanjuba:


Conteúdo curricular: Interdisciplinar


Número de alunos: Todos os alunos do 4º ao 9º ano.


Número de professores envolvidos: 10


Tecnologias utilizadas: Mapas, gráficos, Internet, livros didáticos, monografia da cidade, filmadora, maquina digital, ...


Duração: 20 dias

14 de mai. de 2010


Atividade 4.5: Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo 

Título: TECENDO  A HISTÓRIA

Público-alvo:
Ens. Fundamental (5ºAno ao 9º Ano)
EJA.

Componentes Curriculares:
Líng. Portuguesa, Sociologia ,Geografia ,História,Ética e Cidadania.

Introdução:
Construção de texto a partir do vídeo “
Pobreza e Exclusão Social “do YOUTUBE


. O vídeo aborda a temática da exclusão social .



Atividade 4.5: Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo 

Título: TECENDO  A HISTÓRIA

Público-alvo:
Ens. Fundamental (5ºAno ao 9º Ano)
EJA.

Componentes Curriculares:
Líng. Portuguesa, Sociologia ,Geografia ,História,Ética e Cidadania.

Introdução:
Construção de texto a partir do vídeo “
Pobreza e Exclusão Social “do YOUTUBE


. O vídeo aborda a temática da exclusão social .



                                     Atividade 3.7

Atividade 3.7: Execução da Atividade Planejada e relato da experiência



ACESSAR A PLATAFORMA FREIRE:

“Meu nome, meu mundo”
ALMEIDA DOS SANTOS, Marcos Henrique - Universidade Federal do Pará - 05/11/2008

Público Alvo: Ensino Fundamental Inicial

Áreas do conhecimento envolvidas:Língua Portuguesa, língua oral, valores, normas e atitudes.Síntese:As crianças que estão se alfabetizando podem e devem aprender muitas coisas a partir do trabalho com os nomes próprios da classe. Os três pilares básicos da alfabetização são: oralidade, leitura e escrita e por isso, devem estar interligados desde o primeiro dia de aula. Diante disto, torna-se necessário que se desenvolva em sala de aula atividades que promovam a socialização da turma através do trabalho com os nomes, proporcionando ao educador o acesso a um instrumento de avaliação que irá detectar o conhecimento prévio que o aluno possui, quando este demonstra suas hipóteses de escrita do nome. Então, é primordial que o trabalho com o nome se inicie num primeiro momento do processo de alfabetização da criança e se estenda por um período de dois meses, podendo ser prolongado conforme a necessidade da turma.Recursos:Textos, papel cartão, lápis de cor, bingo, palavra cruzada, quebra cabeça, alfabeto, certidão de nascimento, Internet (pesquisa história dos nomes).Avaliação:Através de observação e registro diário dos avanços de cada aluno na construção da escrita do nome, bem como no reconhecimento de outros nomes e outras palavras.Análise das produções de escrita individuais e coletivas, que abordam o tema trabalhado.