O educador é uma pessoa cuja alma se alimenta da esperança e tem nos desafios o seu maior estímulo.
Afinal, um educador nada mais é do que um grande semeador, como aquele descrito no poema “Semear Sempre”, educação como um sacerdócio e como a disponibilidade mais generosa e solidária
SEMEAR SEMPRE
5 de jun. de 2010
SÁBADO,05 DE JUNHO DE 2010
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
O MEIO AMBIENTE
O meio ambiente
pede socorro,
pede ajuda,
pede pela vida,
pois ele não quer ter mais
essa vida sofrida.
Mas não é desde hoje
Que ele está pedindo
Pois há muito tempo o homem
O está agredindo.
O meio ambiente
pede pelo amor e pela paz,
pede por ele e pelos animais.
Pede também por nós, que o destruímos.
Pede para que não o matemos,
pois, se ele morrer,
nós também morreremos.
O meio ambiente pede pelo fim do lixo,
da poluição, das queimadas, do desmatamento.
Pois se tudo isso ocorrer só existirá lamento.
Ele pede pela vida, do Oiapoque ao Chuí,
pois o desmatamento está perto
e a morte está por vir.
(Vinícius Duarte - 7ªD)
Poemas de crianças da 7ª série do
U.M.E.F. Senador João de Medeiros Calmon
OLHOS VERDES
Meus olhos fixam teu rosto,
tentam descobrir, entender
a origem desse resplandecer,
o brilho desse teu olhar
que se fixa no meu,
e porque me deixo encantar...
São teus olhos verdes,
verdes setas de veneno,
que num momento sereno
nos faz cair em tentação.
E é esse brilho em teu olhar
por quem chora meu coração...
Olhos verdes, de perdição,
mil formas de sedução,
assim são meus olhos
que procuram nos olhos teus,
os segredos, os anseios,
os desejos e receios...
Verdes são os olhos que não vêm,
preta a angustia que sentem,
escura a dor de que se vestem,
ainda que brilhe o olhar...
Triste engano, triste mentira...
Olhos verdes....são de chorar...
1 de jun. de 2010
AMIGOS VIRTUAIS
Meu amigo virtual é diferente...
Ele não olha nos meus olhos,
Ele vê meu coração...
Meu amigo virtual é diferente...
Ele não percebe as minhas lágrimas
Percebe o momento de me confortar
Meu amigo virtual é diferente...
Ele não sorri, ele me faz sorrir...
Você não sabe...
Mas fico feliz quando você vem...
Olho para você, na expectativa de um sorriso.
Te espero assim como o sol, espera pelo amanhecer...
Te espero assim como a Lua, espera pela noite,
Certa que virá!
Não me importa se vens através de telas...
O que importa, é que venhas..
Não sei porque te escolhi como amigo...
Suas letrinhas são iguais a de todos os outros,
Apenas suas palavras são firmes...
Você consegue me fazer acreditar.
Talvez você não saiba, mas quando me falas...
Quando brinca comigo..
Quando me escutas...
Quando me escreves...
Exerce a nobre tarefa de um amigo REAL.
Assim... Cativa-me...
Escuto seu sorriso, através do sons do teclado.
Ouço teu coração através do meu coração,
Sinto tua alegria através da minha alegria...
Nunca deixe de vir...
Só conhecemos a importância dos verdadeiros amigos,
Quando começamos a perceber sua ausência,
Quando chamamos por todos,
E somente ele vem...
PROFESSORA/DINAMIZADORA DO COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ FELICIANO FERREIRA-PIRACANJUBA GOIAS
CURSO:TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ,APRENDENDO E ENSINANDO COM AS TICS
TURMA:PROFESSORA FORMADORA: RÉGINER APARECIDA
Sou assim:
"Não importa onde você parou... Em que momento da vida você cansou... O que importa é que sempre é possível recomeçar. Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo... É renovar as esperanças na vida e, o mais importante... Acreditar em você de novo. Sofreu muito neste período? Foi aprendizado... Chorou muito? Foi limpeza da alma... Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia... Sentiu-se só diversas vezes? É porque fechaste a porta até para os anjos... Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da tua melhora... Onde você quer chegar? Ir alto? Sonhe alto... Queira o melhor do melhor... Se pensarmos pequeno... Coisas pequenas teremos... Mas se desejarmos fortemente o melhor e, principalmente, lutarmos pelo melhor... O melhor vai se instalar em nossa vida. Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura
1.2 –AGENDA:- FORUM:INTERAÇÃO,CAFÉ VIRTUAL,DÚVIDAS PEDAGOGICAS,CONHECENDO A TURMA.
1.3 - Entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia
1.4 - Tecnologias existentes na Escola que Trabalho:
1.5 - Conhecendo uma experiência com aula e mídias
1.6 - Olhando para Uma Prática do Professor com uso da Tecnologia
1.7 - Trabalho Por Projeto
1.8 - Apresentação em Slide sobre a Pesquisa
UNIDADE 2
2.1 - O que é Hipertexto e hipermídia
2.2 - Navegando em Hipertexto sobre Hipertexto
2.3 - Conhecendo e Comentando o Trabalho dos Colegas
2.4 - Criar um Portifólio sobre a Unidade 1
2.5 Planejando uma atividade com hipertexto
2.6 - Execução da atividade
DESENVOLVIMENTO:
UNIDADE I
1.1 - Quem sou eu como professor aprendiz?
Ao fazer uma viagem pelos trabalhos apresentados pelos colegas participantes do curso de 100 horas ,pude constatar que de alguma forma todos tem a mesma visão sobre as tics na escola,e as mesmas dificuldades e interesses em usá-las no planejamento:
Ao planejar minhas aulas e executá-las percebo que aprendo sempre algo com novos estudos, experiências e com meus alunos...
Enfim, tenho enfrentando e vencido muitos desafios como professora e aprendiz, apesar das dificuldades...
Devo confessar que me sinto como um professor/aluno, porque a cada dia descubro mais e mais o imenso universo que é, sem dúvida o mundo da tecnologia...
A realização do curso As TIC’s é um meio para confrontar e diminuir o analfabetismo digital e a falta de interesse do aluno pela escola.
CAFÉ VIRTUAL!!!HUMMMMMMMMM....
1.2 –AGENDA:- FORUM:INTERAÇÃO,CAFÉ VIRTUAL,DÚVIDAS PEDAGOGICAS,CONHECENDO A TURMA.
Para participar do Fórum, clique em Interação - Fórum. No ambiente do Fórum, Clique no nome do Fórum : Café Virtual. Na janela que abre, clique em comentar. Abrirá uma janela de edição de texto. Escreva seu texto e clique no botão Enviar, que fica no final da página.
Estas atividades foram de muita importância para que conhececemos as idéias dos colegas cursistas, inclusive tecnologicamente.
1.3 - Entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia
VÍDEO DO PROF.LADISLAU DOWBOR
O Professor Ladislau Dowbor nos faz uma "provocação", nos impele a assumir uma nova postura didática: é preciso mudar a metodologia.Memorizações, descrições de fatos, situações fragmentadas, distantes da realidade, já não têm mais vez, diante das necessidades e exigências do mundo atual.
O computador é uma ferramenta que pode auxiliar o professor a promover aprendizagem dos alunos,mas, para que isto aconteça, é necessário que o professor assuma o papel de mediador,isto é servir de ponte para o ensinar e aprender ,entretanto,não é o que se observa na prática escolar.
Uma sala de aula equipada com computadores, TV, vídeo, aberta e livre ao diálogo,e esta sala de aula pode virar um amplo laboratório de aprendizagem.
A introdução das Novas Tecnologias da Comunicação na escola pode significar uma possibilidade de transformar o ambiente escolar, num espaço vivo de produção, recepção e socialização de conhecimentos.
1.4 - Tecnologias existentes na Escola que Trabalho:
DESCRIÇÃO: DESCRIÇÃO:ESTA AULA FOI MUITO BEM PLANEJADA, DINÂMICA COM USO DE VARIOS COMPONENTES CURRICULARES ,UTILIZOU MUITOS RECURSOS TECNOLÓGICOS,
DESENVOLVEU O CONTEÚDO DE FORMA PRÁTICA E LÚDICA ,OBSERVANDO SEMPRE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO COMPONENTE,PERMITINDO AOS ALUNOS UMA PARTICIPAÇÃO SIGNIFICATIVA.,COM MEMORIZAÇÃO DOS CONCEITOS .
OPINIÃO: GOSTEI MUITO DA AULA,O PROFESSOR FOI MUITO CLARO EM SUAS COLOCAÇÕES
1.6 - Olhando para Uma Prática do Professor com uso da Tecnologia
Conteúdos curriculares envolvidos:Arte,Música, Língua Portuguesa, História, Geografia e outras disciplinas.
Números de alunos: aproximadamente 10
Professores Participantes: profa:ANA MARIA AMORIM
Tecnologias utilizadas:
·Computador: os alunos utilizaram a internet para pesquisar sobre o tema; usaram o editor de texto para escrever seu projeto.
·Máquina fotográfica: tiraram fotos para fotografar apresentações.
·Aparelho de som: os alunos fizeram apresentações musicais na escola para os colegas e professores no dia dos professores.
·Duração: 1 bimestre(segundo semestre)
·
1.8 - Apresentação em Slide sobre a Pesquisa
SLIDE 3 E 4 ATIVIDADE:TRABALHANDO PROJETOS NA ESCOLAativ8_amelia
Nesta atividade pude conhecer atraves do blog da escola alguns projetos trabalhados.
http://felicianoferreira.blogspot.com/
UNIDADE 2
2.1 - O que é Hipertexto e hipermídia
NAVEGANDO EM HIPERTEXTO SOBRE HIPERTEXTO
Vivenciar um hipertexto, entrando em contato com as nomenclaturas correntes, mais abrir links, voltar à pagina central, agora na ótica de uma participante do curso 100h, dá um sentimento de internalização do conhecimento, não mais uma informação, mas sim uma transformação de conhecimento explícito em tácito, “aprender fazendo”.
A utilização de um hipertexto faz sentido para esta geração digital que ama Internet e possibilita um trabalho dinâmico na construção do conhecimento. Através do uso da intertextualidade presente no hipertexto, conseguimos uma libertação do determinismo do texto tradicional e ampliamos as margens do texto.
ATIV2.2B_AMELIA
1. Definindo Hipertexto, Hipermídia e Multimídia
O modo mais simples de definir hipertexto é contrastando-o com um texto tradicional. Todo texto
tradicional, seja na forma impressa ou em arquivos de computador, é seqüencial, significando que
existe uma única seqüência linear definindo a ordem na qual o texto deve ser lido. Primeiramente,
você lê a página um. Então, você lê a página dois. Depois, você lê a página três. E você não precisa
ser um matemático para generalizar a fórmula que determina qual página lerá em seguida.
Hipertexto é não-seqüencial; não existe uma ordem única que determine a seqüência na qual o texto
deve ser lido.
RESUMO
O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, animação e imagens tornando-se a consulta mais fácil e atraente. O hipertexto pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet.
A experiência de navegar na interneté deveras envolvente, quando estamos querendo aprender e descobrir o que nos interessa, nos envolvemos totalmente nesta atividade ,esquecemos de tudo e mergulhamos neste mar de informações e conhecimentos.
Navegar em hipertextos implica na aquisição de uma nova competência para encontrar e selecionar informações. Estamos lidando com uma nova forma de comunicação e de organização do conhecimento, que não estava presente em nossas vidas.
Gostei muito de navegar no hipertexto sobre hipertexto! Aprendemos as teorias de forma prática e prazeiroza. Observamos que o hipertexto é um texto dinâmico, veloz, acessívele sempre presente na rede, que nos permite navegarmos por vários caminhos e por idéias de outros autores, no mesmo texto.
Em nossas casas, convivemos com esta realidade, vendo nossos filhos na internet, há muitos anos navegando e dominando esta nova tecnologia, participando de comunidades, conversando com amigos,eu sempre assistia estas navegações e me intrigava,hoje faço parte deste mundo virtual e me sinto inteiramente à vontade,gosto muito de navegar também.
2.3 - Conhecendo e Comentando o Trabalho dos Colegas
Amélia borges de Jesus Dec 17 2009 02:43:30:000PM
AMIGA LU VC É DEZZZZZ....
SEU TEXTO FICOU MUITO BOM!!!
BIJUSSSS
TIAMELINHA
Esse mundo da mídia é muito maior do que nos parece. É como se pudéssemos navegar por toda a informação contida em cada um dos habitantes do mundo. Parece muito? Navegar em si mesmo já é impossível a certas pessoas.
2.4 - Criar um Portifólio sobre a Unidade 1
Um portfolio ou portifólio (ou ainda porta-fólio) é uma lista de trabalhos de um profissional ou empresa.
O Portfolio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio. Toda organização tem um portfolio, mesmo que não reconheça especificamente. Consiste nos trabalhos que estão em andamento na empresa, estejam estes trabalhos relacionados de alguma forma entre si ou não. Algumas organizações tem portfolios separados por departamentos, divisões ou unidades de negócio. Em última instância, deve haver um portfolio abrangente para a organização como um todo.
Redescobrir os procedimentos que tínhamos quando criança, retomar os métodos de criação do nosso modo de brincar é colocado aqui como condição para olhar a criança à nossa frente sabendo que ela, na maioria das vezes, não aquela que
imaginamos ser, pois a criança real é diferente daquela que pintamos em nossa fantasia.( Eugênio Tadeu Pereira)
São chamados Jogos on-line os jogos eletrônicos jogados via Internet. Neles, um jogador com um computador ou video game conectado à rede pode jogar com outros sem que ambos precisem estar no mesmo ambiente, sem sair de casa, o jogador pode desafiar adversários que estejam em outros lugares do país, ou até do mundo. Tudo em tempo real, como se o outro estivesse lado a lado, de forma que esta categoria de jogos abre novas perspectivas de diversão. No entanto, atualmente alguns fatores dificultam sua disseminação: o alto preço da conexão de banda larga e das mensalidades que muitos jogos exigem. Também há de considerar que muitos deles exigem atualização constante do equipamento, elevando o custo da diversão.
As crianças brincam com o que têm nas mãos e com o que têm na cabeça. (Broughe, 1995) “Os brinquedos orientam as brincadeiras, trazem-lhe matéria. Algumas pessoas são tentadas a dizer que eles a consideram, mas, então, toda a brincadeira está condicionada pelo meio ambiente. Só se pode brincar com o que se tem, e a criatividade, tal como evocamos, permite, justamente, ultrapassar esse ambiente, sempre particular e limitado. O educador pode, portanto, construir um ambiente que estimule a brincadeira em função dos resultados desejados. Não se certeza de que a criança vá agir, com esse material, como desejaríamos, mas aumentamos, assim, as chances de que elas o façam, um universo sem certezas, só podemos trabalhar com probabilidades”.
1.Jogos do meio ambiente Ajude a preservar o meio ambiente e decubra informações importantes.
2.Qdivertido Este site é muito legal, tem jogos, artigos, receitas, charadas e links para outros sites de atividades que envolvem desde a educação ambiental a atividades recreativas.
3.Revista Recreio online A revista traz muitas atividades, entre jogos, coleções, fique por dentro, atividades; tem links para alunos e professores no site.
4.Sociedade ponto verde Além de navegar pelo site, acesse o jogo da reciclagem no menu da direita.
O Google recriou virtualmente toda a infra-estrutura criada pela China para receber os Jogos Olímpicos. Confira:
Jogo da Velha Tradicional jogo da velha, onde a pessoa joga contra o computador. Marca um ponto quem conseguir marcar primeiro três casas seguidas. É um jogo muito interessante principalmente para os mais jovens, pois ajuda a trabalhar o raciocínio de planejamento futuro, lógica, etc. (Jogo em Flash)
Faixa Etária: Indicado para todas as idades.
Jogo da Memória Jogo de Memória. O objetivo do jogo é formar pares iguais de figuras com o menor número de tentativas possíveis. Não há contagem de tempo, o que o torna ideal para crianças pequenas. A cada novo jogo, as figuras são misturadas de forma diferente, o que permite jogar infinitas vezes, e sempre um novo jogo. (Jogo em Flash)
Faixa Etária: Indicado para todas as idades.
Não Deixe o Menino Chorar Jogo de conhecimentos gerais semelhante ao Jogo da Forca, muito divertido. Nesta versão o jogador deve descobrir qual foi a palavra secreta escolhida pelo computador. Em breve teremos versões por grupo de palavras temáticas. Como por exemplo: Coisas do campo, coisas da cidade, coisas da escola, etc. Nesta versão, o conjunto de palavras é geral, ou seja, não está restrito a nenhum tema em particular.
Faixa Etária: Todas as idades - É indicado ainda como utilitário complementar à alfabetização.
Viagem Através do Conhecimento O jogador deve responder a perguntas de múltiplas escolhas enquanto avança em direção ao seu objetivo. Um interessante meio de aprender enquanto se diverte!
Tente responder com calma pois a quantidade de tentativas é limitada. Mas, a qualquer momento que desejar, o jogador pode recomeçar outra vez.
Versões temáticas logo estarão disponíveis aqui.
Faixa Etária: Todas as idades, desde que alfabetizado.
Soletrando
Famoso e divertido jogo do Soletrando direto do Caldeirão do Huck para você!J...
Clicado 29813 vezes
Atividade 2.7
Registro digital da experiência
No primeiro momento, reuniram-se todos os professores do Colégio José Feliciano Ferreira que participam do E-Proinfo, para organizar a atividade proposta pelo curso. Concluiu-se que seria interessante realizar uma atividade onde os alunos pudessem ver seus trabalhos publicados na Web, uma vez que a escola possui um excelente laboratório de informática.
Dividimos os professores em dois grupos para realizar a atividade em sala, onde explicamos como seria o trabalho. Os alunos deveriam produzir texto sobre a Internet (que acesso dispõe, para que usam o computador e a Internet, se é pra jogar, se corresponder). Eles produziram os textos sem muito entusiasmo inicial, pois a atividade era diferente das habituais realizadas na escola, mas depois que começamos a levá-los para ver os textos divulgados no blog da escola, mostraram-se empolgados e, até contagiaram outros alunos.
A maior dificuldade encontrada é que embora o laboratório seja de ponta, possui um pequeno número de (10)computadores disponíveis para os alunos, uma vez que as turmas são na sua maioria compostas de 35 a 40 alunos e não tem como dividir a turma em duas ou mais, pois o professor precisa acompanhar as turmas ao laboratório de Informática, e ao mesmo tempo ficar com a outra turma na sala de aula. Embora tenha havido uma colaboração entre os professores e alunos, foi preciso adaptar os horários de utilização das mídias na escola.