O educador é uma pessoa cuja alma se alimenta da esperança e tem nos desafios o seu maior estímulo.
Afinal, um educador nada mais é do que um grande semeador, como aquele descrito no poema “Semear Sempre”, educação como um sacerdócio e como a disponibilidade mais generosa e solidária
SEMEAR SEMPRE
19 de mai. de 2010
Ativ46.2_ameliaborges
Registro das experiências em sala de aula
Dos várias atividades que realizamos na escola, destacamos um por ser o mais recente e por nos ter proporcionado um resultado bastante satisfatório em termos de participação e aprendizagem. foi um trabalho, relativamente, extenso pois exigiu duas ou três semanas para ser concluído. Devido a esse fato, o dividimos em várias etapas e passos..
O que mais despertou a atenção dos alunos foi poderem estar online quase que durante todo o Projeto(A ESCRAVIDÃO NO BRASIL)
Esse Projeto exigiu que a todo momento fosse feito uma retomada pois as perguntas foram surgindo,a medida que as atividades iam sendo colocadas.
Para iniciar a atividade partimos do pressuposto de que "aprender a ler e a escrever não significa simplesmente aprender a decifrar as palavras, nem apenas representá-las no papel. Significa também aprender a ver melhor o nosso mundo e as palavras que falam dele e que aprender a ler e a escrever pode ser uma forma de compreender melhor a realidade".
Esse projeto culminou com um texto feito pelos alunos em grupos,fiz a reescrita com eles e depois fizemos um mural na escola.
Experiências com a integração de tecnologias ao currículo.
Com o estudo desenvolvido no curso TIC's na Educação, minha prática sofreu muitas mudanças, descobri novas formas de ensino e aprendizagem. O computador pode ser uma ferramenta valiosa para a prática pedagógica. Recursos como Internet, Orkut, MSN, E-mail, podem auxiliar na construção, interação e divulgação de informações e conhecimentos que o educando, sob a orientação do professor, vai processando no decorrer de seu aprendizado e reformulando conceitos e atitudes, que provavelmente serão modificados pela utilização das mídias.
CURSO E-PROINFO - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC Nome do cursista: Amélia Borges de Jesus Turma: Piracanjuba_Réginer Tutor: Reginer Aparecida Unidade:4 Atividade 4.1 ATIVIDADE 4.1
- Pensando sobre as possíveis mudanças Os recursos tecnológicos de que dispomos hoje favorecem, cada vez mais, novas experiências, valores, maneiras de pensar e interagir com os outros e com as diversas produções humanas. Essas experiências atingem a sociedade como um todo, não deixando de fora as crianças e os jovens que, muitas vezes, estão mais familiarizados e habituados com os meios eletrônicos, desestabilizando a ideia de que são sempre os mais velhos que têm a ensinar aos mais novos. A Internet nos obriga, então, a repensar nossa experiência e relação com a escrita, com a oralidade, com a imagem e com nossas práticas mais rotineiras. O novo meio nos instiga à construção de uma nova expressividade, de novas maneiras de aprender, pesquisar, registrar, produzir e se divertir. É uma forma veloz, dispersa, intensa, que nos traz muitos estímulos simultâneos desafiando nossos interesses e atenção. É bastante vasto o material que já se pode encontrar na rede.Para planejar suas aulas e produzir materiais didáticos que possam nortear a pesquisa dos alunos, os professores também se tornam cada vez mais, usuários competentes dessa tecnologia, que vem ampliar o acervo de vídeos, livros, CDs entre outros portadores de informação de que dispomos.
UNIDADE – III
Atividade 3.9 – Atividade com Mídias
Autores: Valdiana M. Andrade e Amélia Borges de Jesus
Co-autor: Liramene R. Pinheiro
Unidade Escolar: Colégio Estadual José Feliciano Ferreira - Piracanjuba, Goiás.
Nível de Ensino: Ensino Fundamental Final (9º ano).
Componentes Curriculares: Tema:
História Cidadania e Cultura Contemporânea
Língua Portuguesa Produção Textual
Língua Inglesa Linguagens: Oral e Escrita
Artes Arte e Imagens
Dados da Aula
Objetivo das Atividades: Despertar nos alunos o interesse pela busca de novos conhecimentos, de novas formas de pesquisa e, principalmente, promover a interação entre o homem e os diversos tipos de linguagens, inclusive a digital.
Duração das Atividades: Aproximadamente 06 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Domínio do código da leitura e escrita.
Recursos Utilizados: Aulas interativas, textos, vídeos, som e fotografias.
Estratégias da Aula:
1º Momento:
Na aula de História, sugerir aos alunos que se organizem em grupos de quatro elementos e façam uma pesquisa na Internet sobre a origem do dia da mulher e também sobre a Lei Maria da Penha, no site:
Discutir e refletir sobre o que eles pesquisaram e assistiram. É importante salientar os seguintes aspectos durante a discussão:
·O papel da mulher no decorrer da história e sua emancipação tanto no âmbito social quanto económico e político.
·Enumerar algumas conquistas feministas.
·Analisar a violência contra a mulher e suas consequências.
4ª Momento:
Pedir para que façam uma dissertação sobre o tema “Mulheres de raça”.
5º Momento:
Na aula de Língua Portuguesa, dar continuidade ao trabalho, utilizando um olhar poético:
·Iniciar falando sobre as mulheres, que se destacam na literatura, citar alguns nomes e depois sugerir aos alunos que pesquisem a biografia da poetisa goianaCora Coralina, que apesar de todos os percalços que a vida lhe proporcionou, foi uma mulher que soube vencer todas as barreiras impostas pela sociedade, tornando-se um exemplo de mulher do século XX.
·Promover um sarau para os alunos recitarem alguns poemas de Cora Coralina.
·Produzir um poema, utilizando as seguintes palavras: incansável, amável, lutadora, protetora, prudente, consciente, impulsiva, intuitiva, fortaleza e beleza (Estas palavras podem ser substituídas por outras.). Os poemas deverão ser lidos no encerramento do projeto.
6º Momento:
Dando sequência às atividades, na aula de Língua Inglesa, trabalhar de forma interativa e lúdica a música Woman de John Lennon, com o objetivo de melhorar a pronúncia e ampliar o vocabulário em inglês.
1º- Entregar uma cópia da música “Woman” para cada aluno, sendo que as partes da canção deverão estar fora de ordem;
2º - O professor fará uma leitura oral do texto com os alunos;
3º - Depois, os alunos ouvirão a música mais ou menos três vezes, em seguida tentarão colocá-la na sequência correta, concluída a atividade, eles cantarão a música;
4º - Para finalizar, assistirão ao vídeo da música com a respectiva tradução, no YouTube.
Para concluir as atividades do projeto, em sala de aula, a professora de Artes deverá orientar e auxiliar os alunos na confecção de cartazes, tendo como metodologia, a técnica da colagem.
O objetivo desta atividade é incentivar os alunos a criar sua própria arte, utilizando como material para o trabalho, fotografias de mulheres que representam as diferentes etnias ou segmentos sociais presentes em nosso país. Após a conclusão da atividade, os cartazes deverão ser expostos nas galerias da escola, para que toda a comunidade escolar possa conhecer o trabalho de cada grupo.
Culminância do Projeto: Cada grupo ficará encarregado de convidar algumas profissionais e/ou personalidades femininas da cidade, para participarem do encerramento do projeto, que deverá ser realizado no dia 08 de Março, dia internacional da mulher.
Avaliação: A avaliação será feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerado a participação e o interesse dos alunos durante a realização e conclusão de cada etapa do trabalho.
As atividades foram desenvolvidas com alunos do 9º ano, que após receberem todas as informações relacionadas ao desenvolvimento do Projeto, foram divididos em grupos para dinamizar o trabalho. Após receberem as informações e tirarem dúvidas, os alunos foram direcionados a sala de informática para realização da pesquisa sobre Os negros que fizeram ou fazem a História do nosso país. Com o intuito de incentivá-los a aprofundarem a pesquisa íamos citando nomes de famosos, relatando algo sobre os mesmos A atitude dos alunos em relação o trabalho foi bastante gratificante, já verificamos empenho e interesse no trabalho, não havendo dispersão ou assuntos alheios a atividade em questão. Pelo resultado dos trabalhos desenvolvidos verificamos que os alunos conseguiram obter os conhecimentos necessários para a efectivação e assimilação da aprendizagem. As tecnologias utilizadas foram o uso do computador e a Internet como fonte de pesquisa.